Óbidos Vila Medieval

O blogue de viagens CAPTA TUA VIAGEM, trouxe-nos  mais um artigo, desta vez da bonita vila de Óbidos. https://captatuaviagem.pt/2021/01/15/obidos-vila-medieval/



Neste artigo trago-vos uma das vilas mais encantadoras do nosso país, Óbidos, vila amuralhada, repleta de casas típicas e ruas estreitas. Outrora percorrida por soldados, cavaleiros, reis e rainhas, Óbidos é um museu ao ar livre onde o passado e o presente coabitam tornando-se possível não só imaginar, mas observar toda a história ali representada. 

É por isso impossível, escrever sobre Óbidos sem fazer referência à sua história. Povos como os Celtiberos, Fenícios e Romanos passaram por aqui, onde criaram a povoação, fizeram trocas comerciais e estabeleceram postos avançados. Mais tarde a vila foi conquistada pelos Árabes, até que em 1148 as tropas de D. Afonso Henriques lideradas por Gonçalo Mendes da Maia tomaram o local. Recentemente a vila foi protagonista de outro importante acontecimento da história de Portugal, por ter sido ali realizada a reunião de preparação da revolta do 25 de Abril de 1974. 

Ao aproximarmo-nos da vila, começamos a regressar ao passado, avistando-se as muralhas e as casas brancas de telhas vermelhas. A sensação do intocável do passar do tempo, transporta-nos para outra dimensão, onde podemos visitar lojas típicas, restaurantes e bares medievais, aproveitar para captar bonitas fotografias nos muitos recantos fotogénicos presentes, percorrer as muralhas avistando incríveis paisagens (não aconselho a quem sofre de vertigens, pois alguns locais são um pouco altos), visitar as centenárias igrejas, museus, o aqueduto edificado em 1570, e claro o Castelo. 


É importante fazer referências aos diversos eventos anuais realizados, que servem de complemento à oferta turística. No festival internacional do chocolate, poderá provar e levar consigo os deliciosos chocolates, bem como fazer workshops e observar as grandiosas esculturas dos artistas convidados. Se pretende visitar Óbidos como se de um regresso às origens se tratasse aconselho a fazê-lo no decorrer do Mercado Medieval, vestindo-se a rigor e observando recriações históricas que nos transportam centenas de anos atrás no tempo. Aproveite coma e beba nas tradicionais tabernas com as típicas louças de barro, ou vá assistir às peças de teatro. No Natal é quando Óbidos se ilumina de cor, onde adultos e crianças vivem o verdadeiro espírito do Natal, com peças de teatro, pista de gelo, e muitas outras atividades de entretenimento, e claro, não se esqueça de visitar o Pai Natal.

Óbidos podia bem servir de fundo a contos de fadas, é um local que sem dúvida irá guardar na sua memória como uma das vilas mais encantadoras que já visitou. Calce uns sapatos confortáveis, prepare a sua câmara ou telemóvel e ponha-se a caminho.

!

2000
Clientes Satisfeitos
1434
Tours Fantásticas
1345
Viagens Fabulosas
43455
Fotografias tiradas
  Turismo_de_Portugal